INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A PESQUISA CESDI

A CANP disponibiliza no site www.canp.org.br, por meio do link "Consulta CESDI" (Central de Separações, Divórcios e Inventários Extrajudiciais), pesquisa gratuita de atos inerentes a Lei 11.441/07, lavrados no Estado de São Paulo. A busca pode ser realizada pelo nome, RG e/ou CPF da parte e, em caso de resultado positivo, a cópia do ato deve ser obtida diretamente no cartório indicado. O banco de dados contempla dados desde o ano de 2007 lavrados em todos os Tabelionatos do Estado de São Paulo. Esta consulta é pública, sendo  desnecessário prévio cadastramento.

A pesquisa realizada abrange os dados da CANP que é composta pelos atos praticados no estado de São Paulo. Para pesquisar atos praticados em outros estados, acesse a CENSEC (Central de Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados) por meio do endereço www.censec.org.br.


Ademais, é importante ressaltar que os inventários existentes na Central Cesdi, acima mencionada, são aqueles que possuem escritura pública lavrada, ou seja, já consumados. Por outro lado, a Secretaria da Fazenda Estadual - Sefaz disponibiliza a consulta de declarações de inventários protocolados, sendo que, para obter informações sobre eventuais declarações encontradas, faz-se necessário contato diretamente com o referido órgão.


Para realizar busca de inventários realizados judicialmente, dirija-se ao sistema do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e solicite uma certidão de de distribuição.


COMO REALIZAR A CONSULTA NO SISTEMA?


1. Acesse www.canp.org.br e clique em "Consulta Cesdi":



2. Preencha os campos com os dados da parte que pretende consultar (Nome, RG/RNE e/ou CPF) e clique em "buscar". Recomenda-se realizar a busca combinada com todos os dados preenchidos, bem como individualizada (somente nome, somente RG e somente CPF).

Os demais campos do formulário podem ser utilizados para filtrar os resultados em casos de homônimos:


3. Em caso de resultado positivo, selecione o ato e clique em "visualizar" para detalhamento. Lembrando que nomes muito comuns requerem refinamento de busca:


4. Se a pesquisa produzir resultado negativo, será exibida a seguinte mensagem: