O certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que possibilita a identificação segura e inequívoca do autor de uma transação na internet. Ele permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança, agilidade e validade jurídica.
Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma entidade confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) e contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade que o emitiu, entre outros.
Para emitir e aproveitar todas as vantagens do seu certificado digital acesse o site da AC Notarial em www.acnotarial.com.br ou verifique as certificadoras disponíveis em sua região.
Como obter um certificado digital?
1 – Escolha uma das Autoridades Certificadoras – ACs da ICP-Brasil. Listamos as principais abaixo:
AUTORIDADE CERTIFICADORA (Clique no nome para acessar o site) | PONTOS DE ATENDIMENTO |
AC NOTARIAL (AC DOS NOTÁRIOS) | Clique Aqui |
AC BR (AC DOS REGISTRADORES) | Clique Aqui |
CERTISIGN | Clique Aqui |
VALID | Clique Aqui |
SERASA EXPERIAN | Clique Aqui |
CAIXA ECONÔMICA | Clique Aqui |
CORREIOS | Clique Aqui |
SOLUTI | Clique Aqui |
2 – Solicite no site da AC escolhida a emissão do certificado digital de pessoa física tipo A3. O primeiro acesso à CANP deverá ser realizado com um certificado em nome do titular do cartório.
A própria AC informará sobre os custos do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão.
3 – Agende o dia e horário de comparecimento na Autoridade de Registro – AR (Posto de Atendimento):
Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a um posto de atendimento da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Além de levar os documentos obrigatórios, o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais.
Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.
4 – Após a verificação de todos os documentos e confirmação da identidade do solicitante na AR, o certificado já estará pronto.
No caso do certificado tipo A3: O certificado é entregue em cartão com chip ou token (semelhante um pendrive) na própria AR.
Caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade após a aquisição do certificado, entre em contato com sua Autoridade Certificadora – AC. Ela deve prestar todo suporte técnico para o correto uso e instalação do certificado digital.